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Organigrama e Direcções/Departamentos


 

A Estrutura Orgânica da Imprensa Nacional assenta em três Órgãos fundamentais, a saber;
  • O Conselho de Administração, com a competência de decidir e gerir estrategicamente a Empresa;
  • O Conselho de Direcção, a quem incumbe a implementação da estratégia empresarial definida;
  • O Conselho Fiscal, encarregue de fiscalizar a actividade e gestão económica da Empresa.

 

Do Conselho de Direcção fazem parte os representantes das Direcções e Gabinetes Técnicos, os quais se desdobram em Departamentos e Secções, para uma melhor execução das tarefas a seu cargo, como resulta claramente do Organigrama supra.

A nível funcional, a Imprensa Nacional EP manteve, por muito tempo, a tradicional divisão, de acordo com o modelo organizacional por áreas de actividade, tendo em conta a tradição da empresa, integrada no sector público empresarial, no qual, a vertente de serviço público tinha uma forte expressão.

A evolução dos tempos e os novos desafios que estes apresentam, tornaram inadiável a aprovação e implementação de uma nova Estrutura Orgânica e Funcional, baseada num modelo empresarial moderno e ajustado às necessidades presentes e perspectivas futuras, no qual merece realce, a importância das novas tecnologias de informação e a formação profissional contínua, dos quadros nacionais.

Na definição da Estrutura Orgânica e Funcional da Imprensa Nacional, actualmente existente, levou-se em consideração:

  • Modelo organizacional, descentralizado no processo decisório e centralizado no sistema de controlo;
  • Modelo organizacional adequado às novas tecnologias;
  • Modelo organizacional voltado para resultados;
  • Modelo organizacional adequado aos mercados existentes;
  • Modelo organizacional racionalizado, com operacionalização descentralizada dos sistemas administrativos;

Este modelo organizacional visa, no seu conjunto, adequar a Instituição a um sistema de avaliação de resultados e de desempenho dos seus quadros, numa lógica de gestão por objectivos e de avaliação do desempenho.

 
  Este modelo organizacional visa, no seu conjunto, adequar a Instituição a um sistema de avaliação de resultados e de desempenho dos seus quadros, numa lógica de gestão por objectivos e de avaliação do desempenho.

O plano estratégico ao nível de recursos humanos, constitui uma ferramenta essencial para o sucesso da empresa no mercado de trabalho, onde a força de trabalho qualificada, tende a escassear.

Perante este desafio, é imperioso que a Imprensa Nacional planifique estrategicamente, as actividades dos seus recursos humanos, de forma a antecipar as necessidades e identificar as melhores oportunidades que, a curto, médio e longo prazo, possam representar valores acrescidos para a organização.

O referido plano, assenta numa filosofia do melhor aproveitamento dos recursos humanos disponíveis e da sua valorização permanente, na base de métodos adequados e modernos, de contratação de melhores quadros e da sua retenção, para o que se espera que o plano estratégico, dê as respostas adequadas às espectativas da Direcção da Empresa, em termos de capital humano investido.


 
O redimensionamento e regulamentação dos Recursos Humanos, a par da reestruturação orgânica e modernização de técnicas de trabalho, são os grandes objectivos do Plano Estratégico e deste Conselho de Administração, que tem em curso a elaboração de um Regulamento Interno, que cubra todas as facetas da relação jurídico-laboral e de todos os outros aspectos relacionados com enquadramento profissional, formas de contratação, normas e procedimentos, formação profissional, progressão na carreira, prestações complementares, regalias sociais e compensações.


 

Direcções da IN

 

 

     Direcção de Contabilidade e Finanças
Director BASILIO JAMBA
Contacto 935581193
Email  Basilio.Jamba@imprensanacional.go.ao
   
  • Assegura a gestão das actividades como órgão de apoio, com funções normativas e de implementação de procedimentos e rotinas de gestão, de programação e execução orçamental, logística e manutenção do equipamento e de infra-estruturas da empresa
  • Planeia, dirige e coordena as actividades dos serviços contabilísticos e financeiros da empresa, sob orientação do Presidente do Conselho de Administração e participa na definição da sua política financeira;
  • Responsabiliza-se pela composição do orçamento; 
  • Responsabiliza-se pela definição de metas e directrizes financeiras e contabilísticas; 
  • Responsabiliza-se pela análise de viabilidade económica, planeamento estratégico, contabilidade/balanço e balancetes, fluxo de caixa/tesouraria, captação de recursos, custos e sistema de informações; 
  • Responsabiliza-se pelo planeamento financeiro, rectificação de produtos e atendimento a clientes internos; 
  • Responsabiliza-se pelo desenvolvimento de ferramentas para análise e controlo de custos; 
  • Responsabiliza-se por prestar suporte em relação a questões financeiras nas escolhas de fornecedores; 
  • Responsabiliza-se pela Gestão de todos os aspectos financeiros relativos a alterações nos produtos; 
  • Responsável pela prestação de suporte na definição de normas e metas de compras; 
  • Responsabiliza-se pelo planeamento, documentar, controlar e aprovar o programa de gastos e reembolsos.


  Direcção Gráfica
Director    ALSON COMBOIO
Contactos 923 215 643
Email  Alson.comboio@imprensanacional.gov.ao    
   
  • Prevê, organiza, dirige e controla as actividades da sua direcção, participa na definição da política da empresa; 
  • Define com o Conselho de Administração, a política de produção, estabelece o programa de acordo com a política e objectivos da empresa; 
  • Avalia as necessidades da mão-de-obra dos equipamentos e materiais a providenciar para sua satisfação; 
  • Controla através dos seus colaboradores, a organização do trabalho e coordena as actividades dos departamentos adjacentes; 
  • Coordena e avalia as necessidades da produção, a capacidade das instalações e o seu rendimento efectivo; 
  • Controla e coordena o aprovisionamento de materiais e a conservação técnica do equipamento; 
  • Elabora relatórios concernentes à actividade e resultados da produção.

 


  Direcção de Edição e Arquivos
Director    HERMENEGILDO SECA
Contacto 936 700 594
Email Hermenegildo.seca@imprensanacional.gov.ao  
   
  • Prevê, organiza, dirige e controla as actividades da sua direcção, participa na definição da política da empresa; 
  • Define com o Conselho de Administração, a política de produção, estabelece o programa de acordo com a política e objectivos da empresa; 
  • Avalia as necessidades da mão-de-obra dos equipamentos e materiais a providenciar para sua satisfação; 
  • Controla através dos seus colaboradores, a organização do trabalho e coordena as actividades dos departamentos adjacentes; 
  • Coordena e avalia as necessidades da produção, a capacidade das instalações e o seu rendimento efectivo; 
  • Controla e coordena o aprovisionamento de materiais e a conservação técnica do equipamento; 
  • Elabora relatórios concernentes à actividade e resultados da produção.





 
Direcção Administrativa e de Recursos Humanos
Director  Carla Bettencourt
Contacto  946666654
Email  Carla.bettencourt@imprensanacional.gov.ao
  
  • Garante a coordenação e gestão de recursos humanos na empresa, participando na definição da política de recursos humanos a seguir, tendo presente as aspirações e o desenvolvimento individuais, através dos processos de avaliação de desempenho, planeamento da força de trabalho e das carreiras e formação; 
  • Zela pelo cumprimento das leis, normas e regulamentos inerentes ao trabalho; 
  • Garante e fornece em tempo oportuno, informações sobre a força de trabalho e outras, a entidades afins; 
  • Organiza, dirige, coordena e controla a actividade das estruturas que constituem o Departamento; 
  • Elabora propostas de planos e programas de formação e capacitação dos Recursos Humanos; 
  • Coordena e organiza a recepção, expedição, reprodução e circulação dos documentos internos e externos da empresa; 
  • Garante o apoio protocolar aos Administradores da empresa, seus clientes e trabalhadores.


 Direcção Comercial
Director  DAVID ANTONIO
Contacto 923423933
Email  David.Antonio@imprensanacional.gov.ao 

  
  • Prevê, organiza, dirige, controla as operações de venda da empresa e participa na definição da política e estratégias de venda; 
  • Determina as possibilidades do mercado e avalia a situação de vendas; 
  • Consulta o Conselho de Administração e os Chefes de Departamento, com vista a determinar as tabelas de preços, as condições de desconto e de entrega e a fixar os orçamentos relativos ao pessoal e à promoção de vendas; 
  • Concebe e estabelece o programa de vendas, compreendendo nomeadamente, os métodos e os incentivos das vendas, as campanhas especiais de vendas e a formação profissional do pessoal; 
  • Controla e coordena as actividades do departamento de vendas, consulta os trabalhadores ligados às vendas acerca de tendências do mercado, nomeadamente no que diz respeito as reacções dos clientes face aos produtos da empresa e toma decisões sobre questões relativas as actividades do departamento de venda; 
  • Prevê, organiza, dirige e controla as actividades de aprovisionamento da empresa, participa na definição da política de aprovisionamento, assegurando a aquisição de materiais e equipamentos das melhores condições e de correcta gestão de stocks; 
  • Toma decisões necessárias, sobre e para, a manutenção de níveis de stocks adaptados às exigências de produção, capacidade de armazéns, preços do mercado e prazos de entrega, solicitando o reaprovisionamento em tempo oportuno; 
  • Efectua ou promove, estudos prospectivos sobre o mercado de fornecedores, relativamente a condições e prazos de fornecimento e tendência de preços, a partir da consulta de fontes de informação especializada; 
  • Elabora relatórios sobre as operações de venda e submete ao Conselho de Administração.


 Gabinete de Tecnologia de Informação
Director
 NKRUMAH CHARUMBO
Contactos 925631077
Email  Nkrumah.Charumbo@imprensanacional.gov.ao 
Email gabinetetecnologiainformacao@imprensanacional.gov.ao

  
  •  Assegurar permanente e completa adequação dos sistemas de informação às necessidades de gestão e operacionalidade das áreas.
  • Assegurar a gestão dos meios afectos a execução da política de informatização das áreas e definir normas e procedimentos relativos à aquisição e utilização de equipamentos informáticos;
  • Gerir a rede de comunicações da IN-P, garantindo a sua segurança, operacionalidade e provendo a unificação de todos processos;
  • Promover a elaboração e articulação do plano Director de GTI, tendo em atenção a evolução tecnológica e as necessidades globais de formação;
  • Coordenar e dar parecer sobre a elaboração dos projectos de investimentos em matéria de informática e comunicações, das áreas da IN-P, bem como controlar a sua execução;
  • Assegurar a manutenção informático e de comunicações a todos os níveis;
  • Zelar pelo bom funcionamento dos equipamentos afectos a TI e apoiar os usuários na exploração dos referidos.
  • Exercer as demais atribuições que lhe sejam delegado pelo Presidente do Conselho.


 Direcção da fabrica de Livros
Director JOSÉ HENRIQUE
Contacto 930530143
Email   Jose.Henrique@imprensanacional.gov.ao 
  
  • Prevê, organiza, dirige, controla as operações de venda da empresa e participa na definição da política e estratégias de venda; 
  • Determina as possibilidades do mercado e avalia a situação de vendas; 

 

Gabinete de Auditoria Interna
Directora EBENEZER LUKAMBA 
Contactos 930795043
Email Ebenezer.Lukamba@imprensanacional.gov.ao
Email gai@imprensanacional.gov.ao

  
  • O Gabinete de Auditoria Interna da Imprensa Nacional- E.P, designado por IN-E. P, é dirigido por um Director(a) que reporta directamente ao Conselho de Administração com a seguinte  visão, e missão;
  • Visão:
  • Deve ser um Gabinete incontestável pela sua integridade, examinar, certificar e recomendar as operações da empresa de forma independente, a fim de agregar valores e melhorar as operações da organização.
  • Missão:
  • Ajudar a Organização a atingir os seus objectivos através de uma abordagem sistemática e disciplinada que visa avaliar e melhorar a efetividade dos processos de gestão de Riscos, Controlo e GovernaçãoA disponibilização de informação requerida pressupõe o seu registo como utilizador. 
  • Auditoria Interna: A palavra auditoria deriva do latim “Audire”, aquele que ouve. O verbo “to audit” quer dizer examinar, certificar. A  Auditoria Interna é uma actividade independente e objectiva , de garantia e consultoria, concebida para adicionar valor  e melhorar as operações de uma organização.
  • Ajuda uma organização a atingir os seus objectivos através de uma abordagem sistemática e disciplinada para avaliar e melhorar a efectividade dos processos de gestão de riscos, controlo e governação. A definição aceite é a divulgada pelo Instituto de Auditores Internos (Institute of Internal Auditores-IIA

 

 

Director do Gabinete de Planeamento e Estatística
Director Tualungo Francisco
Contactos 930795043
Email Tualungo.Francisco@imprensanacional.gov.ao

  
  • Assegura por sua própria iniciativa a rotina diária do gabinete, prepara os processos da responsabilidade da administração, juntando a correspondência recebida e outros documentos e informações sobre o assunto;

 

 

Director do Gabinete Jurídico
Assessor HAMILTON SILVA
Contactos 
Email Hamilton.Silva@imprensanacional.gov.ao

  
  • Assegura por sua própria iniciativa a rotina diária do gabinete, prepara os processos da responsabilidade da administração, juntando a correspondência recebida e outros documentos e informações sobre o assunto;

Assessores


 

Assessor de Comunicação, Imagem e Captação de Negócios Institucionais  
Assessor Valdir Batista de Sousa
Contactos 931788921
Email Valdir.sousa@imprensanacional.gov.ao

  
  • Assegura por sua própria iniciativa a rotina diária do gabinete, prepara os processos da responsabilidade da administração, juntando a correspondência recebida e outros documentos e informações sobre o assunto;

 

Assessor do Conselho de Administração
Assessor TELES ANTÓNIO
Contactos 923330912
Email Teles.Antonio@imprensanacional.gov.ao 

  
  • Assegura por sua própria iniciativa a rotina diária do gabinete, prepara os processos da responsabilidade da administração, juntando a correspondência recebida e outros documentos e informações sobre o assunto;


 

Assessor da Direccão Comercial
Assessor JOSÉ LUCAS
Contactos 998916213
Email Jose.Lucas@imprensanacional.gov.ao 

  
  • Assegura por sua própria iniciativa a rotina diária do gabinete, prepara os processos da responsabilidade da administração, juntando a correspondência recebida e outros documentos e informações sobre o assunto;

Secretariado

 

 

Secretariado 
Secretaria DOMINGAS ELINA JOSÉ TXITXI SAMBO
Contactos 222.336139
Email Domingas.Sambo@imprensanacional.gov.ao
Email secretaria.geral@imprensanacional.gov.ao

  
  • Ocupa-se do secretariado específico da administração;
  • Assegura por sua própria iniciativa a rotina diária do gabinete, prepara os processos da responsabilidade da administração, juntando a correspondência recebida e outros documentos e informações sobre o assunto;
  • Submete os processos à apreciação e transmite tomadas de divisões ao interessado;
  • Transcreve os relatórios, cartas e outros textos, marca entrevistas para os administradores ou directores e recordar-lhes;
  • Entrega o correio pessoal e a correspondência ao seu chefe e assegura por sua própria iniciativa a correspondência corrente;
  • Toma as providências necessárias para a realização de assembleias-gerais, reuniões de trabalho, contrato e escrituras;
  • Redige as actas das reuniões e distribui-as aos participantes juntamente com outra documentação.

 

Departamentos 

 

 

    Departamento de Planificação e Finanças
Responsável JANUÁRIO ANTÓNIO
Contacto 923216380
Email januario.antonio@imprensanacional.gov.ao


  • Prevê, organiza, dirige e controla, as operações financeiras e contabilísticas da empresa e participa na definição da sua política financeira;
  • Determina a situação financeira da empresa; 
  • Faz a estimativa das receitas e despesas, em função do programa de actividades e da política da organização; 
  • Consulta o director geral e os chefes de departamento, sobre aspectos financeiros dos programas de produção; 
  • Dá informações e pareceres, sobre problemas financeiros de carácter global, tais como a eficaz utilização dos recursos e o financiamento de bens e equipamentos; 
  • Concebe e organiza os sistemas orçamentais e contabilísticos, bem como os sistemas de controlo das despesas; 
  • Coordena e controla, as actividades de serviços financeiros e contabilísticos e toma decisões sobre operações financeiras da organização; 
  • Elabora relatórios para o director geral, sobre questões orçamentais, contabilísticas e outros problemas financeiros.

 

 


Departamento de Edição e Publicação
Responsável ELSA CORREIA
Contacto 
Email Elsa.correia@imprensanacional.gov.ao


  • Prevê, organiza, dirige e controla, todo o trabalho deste departamento; 
  • Aprova as montagens (imposições) das páginas, em função das dobras e cortes previstos, para a impressão do produto gráfico;
  • Responsabiliza-se pela edição e publicação do Diário da República e outros tipos de revistas ou livros produzidos pela Imprensa Nacional – E. P.; 
  • Fiscaliza a calibração dos equipamentos, de forma a obter a qualidade pretendida na reprodução dos trabalhos gráficos.




Departamento de Documentação e Arquivo
Responsável GRACIOSA DE ALMEIDA
Contacto 916 061 843
Email Graciosa.Almeida@imprensanacional.gov.ao


  • Regista e faz a gestão, da documentação geral; 
  • Responsabiliza-se pela Biblioteca, Pesquisa e Arquivo; 
  • Responsabiliza-se pelo Call Center; 
  • Responsabiliza-se pelo Centro de Consulta de Legislação; 
  • Responsabiliza-se pela Recuperação de Diários.

 

 



Departamento de Execução Gráfico
Responsável ESMAEL FERNANDES 
Contacto 923 569 144
Email Esmael.Fernandes@imprensanacional.gov.ao


  • Aprova as montagens (imposições) das páginas, em função das dobras e cortes previstos, para a impressão do produto gráfico; 
  • Fiscaliza a calibração dos equipamentos, de forma a obter a qualidade pretendida na reprodução dos trabalhos gráficos.



Departamento de Contablidade
Responsável SIMÃO PEDRO MACUNGE
Contacto 
Email Simao.Macunge@imprensanacional.gov.ao





Departamento Técnico
Responsável 
Contacto 
Email 


  • Responde pela área técnica da Fábrica de Livros;
  • Determina a maneira pela qual os objectivos estabelecidos na programação devem ser atingidos;
  • Elabora relatórios de gestão a pedido do Conselho de Administração ou do Director Geral;
  • Zela pelo cumprimento das disposições legais e regulamentares em vigor;
  • Define a estratégia tecnológica com a equipe de desenvolvimento de cada projecto;
  • Avalia o risco técnico e plano de mitigação;
  • Avalia o desenvolvimento das equipes, pontos fortes de identificação, as áreas problemáticas e desenvolve planos para melhorar o desempenho;
  • Avalia os candidatos à entrevista para cargos técnicos ou delega.

 

 


Departamento Unidade Gráfica de Segurança
Responsável ANTÓNIA MENDES VICENTE
Contacto 
Email Antonia.Vicente@imprensanacional.gov.ao


  • Coordena a equipa, elabora planos de incentivos para as equipas.

 

 



Departamento de Recursos Humanos
Responsável NEID GUIMARÃES
Contacto 933 889 137
Email   Neid.guimaraes@imprensanacional.gov.ao


  • Planeia, organiza, dirige e controla as actividades ligadas aos problemas de pessoal e às relações de trabalho da empresa, e participa na definição da política da organização nos domínios da contratação, formação profissional, salários, segurança, serviços sociais e outros domínios, relativos ao pessoal; 
  • Determina os recursos de mão-de-obra relacionados com as necessidades presentes e futuras da empresa; 
  • Consulta o director geral e os chefes de departamento, sobre problemas tais como, contratação, tabelas salariais, admissões ou despedimentos do pessoal, bem como, a condução de negócios ou consultas com os representantes dos trabalhadores; 
  • Participa na definição da política do pessoal; 
  • Concebe e implementa os processos de recrutamento, selecção, avaliação, formação profissional, promoções, segurança e higiene, regulamentação de reclamações e outros assuntos que dizem respeito ao pessoal; 
  • Aconselha e assiste os chefes de departamento, sobre questões de pessoal; 
  • Controla e coordena, as actividades da direcção de pessoal, tomando as decisões necessárias ao seu bom funcionamento; 
  • Aconselha ou assiste o director geral, nas negociações com os representantes dos trabalhadores e toma parte ou dirige, essas negociações; 
  • Por vezes, representa a empresa em tribunais de arbitragem de conflitos de trabalho.

 

 




 Departamento Administrativo
Director LUIS RAZÃO
Contacto 923502508
Email Luis.razao@imprensanacional.gov.ao
  
  • Garante o apoio protocolar aos administradores da empresa


Departamento de Vendas e Marketing e Inovação 
Responsável NUNO LOURENÇO
Contacto 
Email Nuno.miguel@imprensanacional.gov.ao


  • Determina a melhor estratégia a utilizar nas vendas, na comunicação com o público-alvo e no desenvolvimento do negócio; 
  • Elabora o estudo de mercado, a definição de uma estratégia, a publicidade, as vendas, a assistência pós-venda e a administração do relacionamento com os clientes para benefício dos mesmos e da empresa; 
  • Gere, coordena e orienta as actividades dos vendedores, das campanhas de marketing e das lojas da Imprensa Nacional – E. P.; 
  • Efectua a gestão da equipa de vendedores, desenvolvendo actividades relacionadas com a prospecção de clientes, negociação e elaboração de estratégias; 
  • Coordena as lojas de todas as províncias e reorganiza o Departamento de Vendas dentro da empresa; 
  • Elabora planos de marketing, faz prospecção, cria, desenvolve e participa em eventos de divulgação dos serviços prestados pela Imprensa Nacional – E. P.; 
  • Coordena a equipa comercial, elabora planos de incentivos para as equipas de vendas e gere a carteira de clientes.

 


Departamento de Logística
Responsável  AUGUSTO SIMÃO
Contacto 924084528
Email Augusto.Simao@imprensanacional.gov.ao


  • Prevê, organiza, dirige e controla, as actividades de aprovisionamento da empresa e participa na definição da política de aprovisionamento, assegurando aquisição de materiais e equipamentos nas melhores condições e uma correcta gestão de stocks; 
  • Colabora com o director geral, sobre a orientação a seguir, relativamente às decisões de carácter geral, referentes à função de aprovisionamento; 
  • Centraliza as necessidades de diferentes departamentos utilizadores, estabelecendo com as respectivas chefias e os serviços financeiros da empresa, os planos de aquisição dos materiais e equipamentos necessários; 
  • Promove o lançamento da compra das matérias e equipamentos, em função das datas reais de utilização e prazos de aprovisionamento previstos;
  • Negoceia directamente as principais encomendas, em colaboração com os serviços utilizadores e dá o seu parecer sobre as restantes aquisições de materiais e equipamentos; 
  • Toma as decisões necessárias para a manutenção de níveis de stocks adaptados às exigências de produção, capacidade dos armazéns, preços do mercado e prazos de entrega, solicitando o reaprovisionamento em tempo oportuno; 
  • Promove ou efectua, estudos sobre o mercado fornecedor, relativamente a condições e prazos de fornecimento e tendências de preços, a partir da consulta de fontes de informação especializados.

 


Departamento de Administrativo e Produtivo da Fabrica de Livro
Responsável ADILSON FERREIRA
Contacto 
Email Adilson.ferreira@imprensanacional.gov.ao


  • Organiza, dirige, coordena e controla a actividade das estruturas que constituem o Departamento; 

 



Uma Referência na Indústria Gráfica Nacional